13 dicas para dar banho no bebê em casa

Sobre Primeiros banhos do bebê: não é um bicho de sete cabeças

Os primeiros banhos no recém-nascido podem gerar uma série de receios em pais de primeira viagem. Com essas dicas, você não terá com que se preocupar!

OS PRIMEIROS NOVE MESES 

Após nove meses de gestação e algumas horas de parto, finalmente chega a hora de ver a carinha do nosso bebê! Este momento é cheio de emoção para qualquer mamãe, mas também é um indicativo de que muitos novos desafios vêm por aí, como dar banho no recém-nascido.

 

Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda é muito delicado e demanda uma série de cuidados especiais. Mas o momento do banho pode ser muito prazeroso para você e para o seu pequeno. Preparamos uma lista com dicas indispensáveis para transformar o momento do banho em algo delicioso e muito relaxante. Confira:

 

1 – Nunca deixe seu bebê sozinho na hora do banho

A primeira coisa a se ter em mente na hora do banho é que seu filho nunca, em hipótese alguma, deve ficar sozinho. Essa simples atitude pode evitar pequenos acidentes e até mesmo afogamentos.

 

2 – Deixe tudo ao alcance das mãos

Pense em tudo que você vai usar na hora do banho do bebê e garanta que você terá fácil acesso a esses itens na hora do banho. Separe o sabonete, toalha, roupinhas, fraldas, pente (caso seu bebê já tenha cabelinhos) e tudo que considerar necessário para facilitar a tarefa.

 

3 – Acerte na temperatura da água

A água deve ter a temperatura certa na hora de dar banho no seu bebê. O ideal é que ela esteja morninha, entre 36,8º C e 37,5º C, e não quente. Este ponto é o suficiente para que os bebês possam controlar a temperatura do próprio corpo.

 

Para acertar o ponto, você pode ir temperando a água: mescle um pouco de água fria com água quente até chegar à temperatura desejada. Mexa bem a água para garantir que a temperatura seja a mesma em toda a superfície da banheira.

 

4 – Não é necessário ferver ou filtrar a água

Você pode dar banho no seu bebê com a água do próprio chuveiro.

 

5 – Evite correntes de ar na hora do banho

Antes de tirar as roupinhas do bebê ou preparar a água, cheque se todas as portas e janelas estão fechadas, evitando correntes de ar frio durante o banho.

 

Se estiver no inverno ou sua casa for muito gelada, você pode usar um aquecedor de ar para chegar a uma temperatura agradável para a hora do banho – ele pode ser desligado quando o ambiente estiver adequado.

 

6 – Aposte em bons acessórios

A hora do banho pode ficar muito mais prática se você tiver os acessórios corretos. A banheira para bebê é indispensável durante os primeiros meses de vida. Aposte também em um bom suporte para a banheira, pois ele evita posições desconfortáveis e dores no corpo e na coluna.

 

Uma rede de proteção, uma almofada para banho ou um assento para banheira são excelentes aliados da mamãe e do papai de primeira viagem. Além de oferecer muito mais conforto e segurança para o bebê, esses itens evitam que a criança escorregue e previnem muitos acidentes.

 

7 – Cuidado com as quantidades de shampoo e sabonete

Durante as primeiras semanas de vida, a água é suficiente para limpar o bebê. Se optar por utilizar sabonete ou shampoo, dê preferência aos produtos neutros e feitos especialmente para bebês. Use quantidades pequenas de cada produto para evitar ressecamentos na pele do pequeno.

 

8 – Cuide do umbigo

Não tenha receio de limpar o coto umbilical do seu neném, pois ele não sente dor nessa parte do corpo. A limpeza do umbiguinho é similar ao restante do corpo, com água e sabonete neutro. Seque levemente com uma toalha e finalize a limpeza com um cotonete umedecido em álcool 70%, passando em volta e na base do coto.

 

9 – Limpe bem as dobrinhas

Não tenha medo de limpar o pescoço, as axilas e genitais. Ele não sentirá dor e terá um momento de puro relaxamento. Também é importante lembrar-se de limpar bem todas as dobrinhas do neném, que podem acumular pequenas sujeiras.

 

10 – Vire o bebê de costas

Se seu bebê começar a chorar durante o banho, teste deixá-lo de costas, apoiado em uma de suas mãos enquanto faz a higiene com a outra. Essa posição pode ser muito confortável e relaxante para o bebê, e o choro pode parar imediatamente.

 

11 – Toalhas fraldas são fundamentais

É importante que todas as toalhas do seu bebê estejam sempre limpinhas e higienizadas. Aposte em toalhas fraldas durante os primeiros meses, pois elas trazem mais proteção à pele do bebê, ainda muito fininha, logo ao sair do banho. Coloque-a entre o bebê e a toalha normal para mantê-lo protegido após o banho.

 

12 – Fique atenta à quantidade de banhos por semana

Durante os primeiros meses, os bebês não entram em contato com tanta sujeira. Por isso, é possível dar banho em dias alternados. No entanto, tudo bem dar todo dia, pois o banho pode ser muito relaxante e ajuda o neném a dormir melhor.

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: