3 exemplos para descontruir que a Arquitetura é cara.

 

No último post  falamos como arquitetura pode ser boa e barata. Lembro que escrevi que o caro não é o projeto mas sim construção. No entanto a construção pode ser também barata, pois um bom projeto de arquitetura, essencialmente é uma obra bem planejada, organizada e com cronograma definido. O que evita gasto acima do previsto, já que obra tem como nome do meio encrenca. Lembro que meu professor comentar que quando algo era custoso de ser fazer em uma obra ele chamava a coisa de encrenca. Quem já passou por obras dentro de casa sabe que as vezes é preciso gastar um pouco mais por trabalho mal feito. Aqui vão três exemplos que alinha projetos baratos com construções baratas, abaixo do valor  comum de mercado.

steveareen_domehouse_db_10
interior do quarto
casa cúpula
vista externa da casa

A casa de Steve Areen
Em uma  fazenda  na Tailândia Steve Areen construiu essa  casa que mesmo pequena tem tudo que uma pessoa precisa. A casa ficou barata pelo tamanho, o que deixa a obra muito mais rápida e a técnica que foi utilizada pra a construção é simples, usando como elementos estrutural  tijolos de cimento e tijolos de barro. Além disso a casa se apropria de vários materiais locais como o bambu e  madeira. Mesmo sendo uma casa reduzida há espaços para o ócio, onde uma janela é também o lugar para a se descansar.  Quando uma arquitetura se integra com a natureza e potencializa suas beleza, ali temos uma boa arquitetura.  A casa custou cerca de 30 mil.

Start up de Pedro Haruf

A start up dos arquitetos Pedro Haruf e Bernardo  Horta  vai na linha de criar casas bonitas com preços  mais acessíveis. A casa chassi é  casa com módulos  de 3×9 dando a possibilidade de produzir diversos tipos de plantas e casas. Esse processo é mais econômico pois a casa é feita em módulos estruturais e sem perda de material, semelhante a uma arquitetura inteiramente industrializada. A startup tem como sede  a sede de Belo horizonte, com previsão de encomendas em breve. As encomendas custam cerca de 175 mil, junto com terreno.

chassi5
Casa Chassi

Casa da Dona Dalva

A casa da diarista que foi completamente refeita com sua poupança. O telhado de sua casa caiu e na oportunidade ela contratou um escritório de arquitetura: o Terra e tuma para fazer o projeto de sua casa. Toda feita em tijolos de concreto aparente, piso de cimento queimado e  lajes pre moldadas a casa conta com quarto, sala, cozinha e jardim trazendo um projeto incrivelmente bonito e simples. O projeto custou cerca de 150 mil.

CasaVIlaMatilde-PKOK1735
Casa da Dona Dalva com jardim interno Foto de Pedro Kok

Mesmo que sejam projetos  pontuais acredito que é possível produzir uma boa arquitetura com qualidade e baixo custo, afinal a arquitetura deve ser de todos e incentivada.

Rogério Guimarães

Um cara comum, arquiteto urbanista, 24 anos, mineiro e apaixonado por arquitetura e urbanismo e gosto de compartilhar essa paixão meio louca com vocês.

%d blogueiros gostam disto: