4 cuidados que você deve tomar na sua casa

   Acontece com bebês, com atletas e até com você se não estiver atento. Para os idosos, porém, uma queda pode acarretar problemas de saúde sérios ou ser sinal de algo mais.

   Cerca de 35% das pessoas acima dos 65 anos e 42% das acima de 70 caem todos os anos. Tombos desse tipo costumam causar fraturas na bacia e no pulso, e até mesmo lesões cerebrais nas quedas mais graves. Mas, para muitos idosos, um tombo, sobretudo quando há hospitalização, pode acarretar outros problemas, pela própria lesão ou pela fraqueza que se instala durante a recuperação.

   Conforme a população envelhece, uma forma de postergar o declínio físico capaz de levar a quedas é ajudar mais pessoas a permanecerem ativas quando mais velhas. Exercícios com foco em força e equilíbrio ou um treinamento de “capacidade funcional” que mimetize atividades cotidianas ajudam as pessoas continuarem fortes por mais tempo.

   

   Mas não é só quem está fraco que deve se preocupar. Pessoas que ficam tontas como efeito de certos medicamentos ou, quando ficam de pé, por causa da pressão baixa, podem cair com mais facilidade. Um estudo recente descobriu homens mais velhos que passam por momentos estressantes, como doença ou morte do cônjuge, parente próximo ou amigo, ou mesmo de um animal de estimação, ficam mais propensos a cair. A artrite também aumenta esse risco.

 

O QUE FAZER SE VOCÊ OU ALGUÉM DA FAMÍLIA ESTIVER CORRENDO RISCO?

1 – Remova os perigos da casa, como tapetes soltos, soleiras elevadas ou objetos no chão ou em escadas.

2 – A pessoa precisa usar óculos, mas não o faz? Pôs os óculos para ser uma solução simples, mas, para alguns, lentes multifocais dificultam a avaliação das distâncias, particularmente em escadas.

3 – Procure um exercício fácil de começar, como o tai chi, por exemplo.

4 – Reavalie a medicação com o médico, a fim de evitar remédios que possam causar tonturas.

Fonte: Revista Seleções

 

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: