A importância do Cloreto de Magnésio

A importância do Cloreto de Magnésio
O Cloreto de Magnésio é uma substância composta por cloro e magnésio e possui muitos benefícios, sendo um dos componentes do suplemento alimentar Dorstratus. O cloro facilita a absorção do magnésio, que é um mineral importante, pois desempenha diversas funções nos músculos, ossos, sistema respiratório e até no cérebro. O magnésio está presente em vegetais com folhas verdes, carnes e cereais.

Funções do Magnésio
A principal função do magnésio é a ativação de enzimas, com ação direta na produção de energia para o músculo cardíaco, formação de ossos e dentes, composição de vasos sanguíneos, função intestinal (melhora na digestão) e tem efeito calmante no sistema nervoso. A deficiência do magnésio pode causar mal funcionamento de todas essas estruturas, tornando o cloreto de magnésio um suplemento eficaz nesses casos.

 

Combate a infecçõe
Algumas pesquisas apontaram que o cloreto de magnésio pode estimular o sistema imunológico, ativando a ação dos leucócitos e a fagocitose, combatendo infecções e cicatrizando ferimentos. A substância também protege as células de dano oxidativo.

Sistema cardiovascular
O magnésio também é muito importante para o coração. O elemento dilata os vasos sanguíneos, neutraliza a ação do cálcio (que aumenta os danos ao músculo cardíaco em caso de infarto), ajuda a dissolver coágulos que bloqueiam a circulação, previne arritmias cardíacas e possui propriedades antioxidantes. O controle na dilatação dos vasos sanguíneos permite que a pressão arterial fique estabilizada em valores saudáveis.

Combate à Osteoporose
Há diversos nutrientes essenciais para ossos fortes e resistentes, sendo o magnésio um deles. Em casos de osteoporose, geralmente é recomendada a suplementação de cálcio. Entretanto, o cálcio, ao invés de se fixar nos ossos, pode se depositar na corrente sanguínea e sobre tecidos moles, o que pode causar entupimento de vasos sanguíneos, artrite e cálculos renais. Quando a suplementação de magnésio é receitada junto ao cálcio, esses efeitos não ocorrem, pois o magnésio facilita a atividade enzimática responsável pela absorção do cálcio e por sua fixação junto à ossatura. Essa ação aumenta a densidade óssea.

Tratamento de Diabetes
A insulina é o hormônio responsável por conduzir a glicose ao interior das células. Quando esse hormônio é produzido em quantidades insuficientes, a glicose se acumula na corrente sanguínea, levando a um quadro de diabetes. Nesse âmbito, o magnésio também pode ser vantajoso, pois estimula a produção de insulina, ajudando na metabolização do açúcar.

Melhora nas crises de asma e enxaqueca
Estudos apontam que a suplementação com cloreto de magnésio ajuda a dilatar as paredes dos brônquios. Quando essas estruturas se contraem, o ar não chega aos pulmões, causando crises de asma. Dessa forma, o magnésio evita episódios do tipo. Assim como na dilatação dos brônquios, o magnésio também promove relaxamento de vasos sanguíneos, o que pode ajudar muito em casos de enxaqueca. O problema é causado exatamente pela contração e dilatação de vasos sanguíneos da cabeça.

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: