Apple liberou recurso que permite apps ocupem menos espaço

Um dos recursos mais importantes do iOS 9, principalmente para quem usa iPhones e iPads com armazenamento interno de 8 GB ou 16 GB, finalmente está ativado. O recurso chamado de “app slicing”, fundamental para a proposta do “App Thinning”, foi liberado com a atualização do iOS 9.0.2. A ferramenta dá a liberdade para que desenvolvedores permitam que apenas partes de seus aplicativos sejam baixadas.

A ideia do recurso é que usuários baixem para seus dispositivos apenas o necessário para que o aplicativo rode naquele aparelho específico. Hoje muitos apps para serem universais precisam se adaptar a telas de 3,5, 4, 4,7, 5,5, 7,9 e 9,7 polegadas, que são os tamanhos de iPhones e iPads, além de terem versões de 32 e 64 bits.

Quando um usuário baixa um destes aplicativos universais, ele está baixando, vários apps de uma vez só, ocupando muito mais espaço em seu aparelho. Com o app slicing, o usuário de um iPhone 5c, por exemplo, baixaria apenas a versão 32 bits de um aplicativo que se ajuste à tela de 4 polegadas de seu aparelho, economizando espaço e dando mais liberdade ao usuário.

O app slicing deveria ter saído junto com o iOS 9, mas a Apple adiou seu lançamento graças a um bug com o iCloud.

O App Thinning é algo maior, dentro do qual se encaixa o app slicing. Dentro dele também há outras ferramentas como o uso de recursos sob demanda, nos quais recursos são baixados apenas quando são necessários.

Via Mashable 

Fonte: Olhar Digital

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: