Arquitetura e cidade: dois lados da moeda

Pense em uma cidade bonita uma cidade que você considere boa. Vai lá, te dou uns minutos pra pensar… Foi Paris, Roma, Ouro Preto Olinda, Salvador, Barcelona?
Algo o que elas têm em comum é uma boa arquitetura. Não adianta uma boa cidade tem uma boa arquitetura, cidade e arquitetura os dois lados de uma mesma moeda.

Mas o que é uma boa arquitetura e como ela faz bem a cidade? Boa arquitetura é aquela que  convida ao invés de afastar, uma arquitetura que esta presente na  escala humana e principalmente na relação da rua com os prédios. Perguntem para seus avôs e pais como era bom todo brincando na rua e quando  davam 17 horas as mães chamavam  e todos voltavam ás suas casas.  Sempre havia alguém no quintal sempre de olho  nas crianças.

Foto:Hulton Archive/Getty Images
Fonte:Photo by Hulton Archive/Getty Images

Obviamente a vida que seus avós e pais viveram não existe mais  já que nossas cidades tem muita gente  morando nelas. Portanto precisamos construir para cima mas  há um limite de quanto devemos crescer para cima. Pois  São Paulo se tornou um muralha de concreto que tampou não só os rios mas o céu também.

Vista de Ouro Preto
Ouro preto com suas ladeiras

O estilo das construções também influencia, Ouro preto Também com suas casas do período colonial dá uma sensação única a cidade. Dá maneira como as casas surgem no traçado da cidade, acompanhando o relevo das montanhas. Esse sim é um bom exemplo.

 

A arquitetura, antes de qualquer coisa, deve respeitar o ser humano para que  que se construa uma cidade boa para todos. Portanto grandes torres de vidro não são uma boa escolha. Estas  surgem por  questões de status e poder econômico das cidades. Mas devo confessar que se houvesse um café, nessa torre, que ficasse junto à rua, com mesinhas na calçada não seria de todo mal. No fundo tudo é questão de gentileza, escala humana e planejamento.

As cidades são lugares de atração de pessoas, ruas que não atraem pessoas não agradáveis. Você prefere ruas desertas ou movimentadas de gente? As cidades são lugares de  potencial econômico, logo torres comerciais devem aparecer de vez em quando.

É inocente pensar em cidades pequenas  do interior como já disse precisamos de prédio para que as cidade não sejam grande demais e não precisamos enfrentar trânsitos caóticos. Obviamente uma boa arquitetura faz parte de uma boa cidade, mas só isso não é suficiente. É  preciso parques, praças, árvores, bancos e uma boa infra estrutura de transportes. As cidades  são lugares complexos que fazem parte do  nosso dia a dia e nos moldam.  Mas isso é assunto para outro texto. Um abraço e roger that! \o.

Rogério Guimarães

Um cara comum, arquiteto urbanista, 24 anos, mineiro e apaixonado por arquitetura e urbanismo e gosto de compartilhar essa paixão meio louca com vocês.

%d blogueiros gostam disto: