Barulho tem solução: Projeto de acústica

Buzina de carro, sirene, os vendedores ambulantes, os carros de som vendendo pamonha. Nossas cidades são muito barulhentas, principalmente as grandes capitais. Porque isso é ruim e como isso te afeta?  Bem o barulho excessivo aumenta o stress e pode causar distúrbios de sono, além da perda de audição.

vista do minhocão em SP
Minhocao.org

 

O som é uma onda que se propaga pelo ar e materiais através da vibração.  Além disso por ele ser uma onda ocorre a reverberação e por causa desse processo pode surgir o eco. A reverberação é processo que o som  emitido  é rebatido por uma superfície e  ele volta novamente para a fonte do som, se o tempo  em que som emitido reverbera e volta para a fonte emissora em um tempo menor ou igual a 1,2 s ocorre o eco. Isso porque nosso cérebro não consegue distinguir  o som emitido, como por exemplo a sua voz , e o som rebatido, gerando o eco.

Tão como a luz em que matérias podem refletir ou absorver a luz, a mesma coisa acontece com o som. Existem matérias que propagam com mais facilidade  e outros que absorvem o som. Já reparou que quando estamos em uma casa vazia o som parece mais intenso? Isso acontece pois  a falta de móveis  facilita a propagação do som.

Principalmente para produtores de conteúdo, para músicos e atores a acústica do lugar é muito importante. Para os produtores de conteúdo não terem  o eco em seus vídeos é preciso de  materiais isolantes ( madeira, tijolo espumas) e não ter um teto muito baixo. Então aqui vão algumas dicas simples. Primeiro tenha um espaço mobiliado para que os móveis possam absorver o som, segundo se utilize de cobertores grossos de lã durante as gravações para absorver o som e por último se possível grave de noite. Já que a noite a cidade como um todo está mais silenciosa e não teremos tantos aviões ou motos passando por perto.

265542_1

O telhado verde também é um ótimo isolante acústico, portanto quanto mais melhor para nossos ouvidos. Uma cidade bem arborizada é mais silenciosa, experimente, por exemplo, entrar no parque municipal de Belo horizonte em horário de pico e buzinas no trânsito. Não só estamos nos afastando da fonte do barulho como também estamos cercados de material isolante: a natureza.

No caso dos músicos e atores a preocupação maior é com a propagação do som portanto a escolha de materiais como as dimensões dos teatros é essencial para um bom projeto  acústico, acredite se quiser, um bom projeto acústico requer alguma matemática e muito cuidado nas escolha de materiais. Novamente não é só um desenho. Um abraço e Roger that! \o.

Rogério Guimarães

Um cara comum, arquiteto urbanista, 24 anos, mineiro e apaixonado por arquitetura e urbanismo e gosto de compartilhar essa paixão meio louca com vocês.

%d blogueiros gostam disto: