Bolo de Cacau – Integral e sem lactose

Caro leitor, não se assuste com o título!

Há tempos procurava uma receita com cacau que me deixasse inteiramente satisfeita com o resultado final, encontrei uma, mas depois de duas ou três vezes resolvi fazer algumas adaptações! Não busco uma receita totalmente integral e fit, por isso fiz algumas modificações, mas garanto que esse bolo fica saborosissímo nas duas versões. (Mas vou especificar para vocês as mudanças nas Dicas e Truques no fim do post).

O bolo fica com sabor muito intenso de chocolate, não é muito doce (por isso não é enjoativo), e se você não deixar passar do ponto no forno ele fica bem fofo e úmido. A receita rende bem uma forma redonda de  20cm de diâmetro por 8,5cm de altura.

Para fazer a receita você vai precisar de:

  • 1 Xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 Xícara de farinha de trigo branca;
  • 1 Xícara de açúcar mascavo;
  • 1/2 Xícara de cacau em pó; (mas tem que ser CACAU, não serve achocolatado e não fica tão bom com chocolate em pó solúvel, pois tem muito açúcar);
  • 1 Colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 Xícara de água morna (MORNA viu, não pode estar muito quente não);
  • 1 Ovo (grande);
  • 1/2 Xícara de óleo de canola/coco extra virgem;

Você pode adicionar junto a massa uma pequena porção de Castanhas do Pará picadas. Depois de picadas passe as castanhas na farinha e antes de enformar a massa misture-as na massa. É totalmente opcional, mas fica uma delícia.

Modo de  Preparo

Primeiramente misture todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, cacau e fermento). Depois adicione na mistura a água e o óleo e misture bem, em seguida coloque o ovo e misture tudo muito bem, até obter uma massa homogênea. (A massa não fica muito consistente, então não se assuste, caso isso aconteça!)

Despeje a mistura em uma fôrma untada e enfarinhada ou encacauzada. Asse por aproximadamente 35 a 45 min em forno com temperatura média de 180ºC .

Depois de assado e frio, você pode polvilhar cacau em pó com uma peneira por cima do bolo, fica bonito para servir.

 

DICAS E TRUQUES

  • Se você quiser um bolo totalmente integral substitua a quantidade de farinha branca por farinha integral. Eu substitui na minha pois notei que o bolo fica mais seco e menos fofo, a farinha branca ajuda a dar um pouco de leveza no bolo;
  • Caso queira adoçar o bolo com mel, substitua pela mesma medida de açúcar;
  • Novamente, não se esqueça! A água não pode estar quente, caso contrário ela cozinhará o ovo e a farinha antes de ir para o forno (a probabilidade da receita dar errado se isso acontecer é muito grande!) a água deve estar morna;
  • NUNCA abra o forno antes de 35 minutos;
  • Faça o teste do palito para saber se ele já está assado. Introduza um palito de dente após 35 a 40 min, se o palito sair limpo seu bolo já está assado; Você saberá a hora certa, pois sua casa ficará cheirando bolo;

 

Me contem o que acharam nos comentários, e se fizerem a receita postem no instagram ou no twitter e me marquem! (@juliaalves_bio)

Informações à imprensa
Texto por Júlia Alves

Júlia Alves

Mineira, amante da boa culinária caseira. A procura de dicas e sugestões para facilitar a vida dos cozinheiros domésticos de plantão. Um post semanalmente de receitas ou resenhas de produtos.

%d blogueiros gostam disto: