Como acelerar o metabolismo seguindo essas 10 dicas

Você quer perder peso rapidamente? Então, antes mesmo de você começar a se exercitar, conheça truques que podem ajudar na eliminação de gordura e melhorar o processo de queima metabólica.

1 – Dieta, não!

A boa saúde não está relacionada a comer menos – isso pode acabar com seu metabolismo – mas sim à alimentação correta, o que ‘expulsa’ as calorias vazias e mantém o corpo saudável todos os dias. Não deixe seu corpo pensar ‘estou morrendo de fome!’, assim ele responderá diminuindo o seu metabolismo a fim de reter as reservas existentes. E se a sua dieta continuar, você vai começar a queimar o glicogênio do seu músculo e fígado.

 

 

 

2 -Vá para a cama mais cedo.

Finlandeses realizaram um estudo com gêmeos e constaram que os que dormiam menos estavam condicionados a estresse e acumulo de gordura visceral.

 

 

 

 

 

3 – Coma mais proteína.

Você sabia que o consumo de proteínas pode queimar suas calorias em até 35%? O American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo sobre“O Papel Subestimado de Músculo na Saúde e Doença“, os pesquisadores argumentaram que o consumo de uma dose diária de proteína, equivalente a 0,36 gramas por quilo do peso corporal, é totalmente inadequada para um treinamento de resistência. Os pesquisadores recomendam uma quantidade entre 0,8 e 1gr por quilo de peso corporal. Equivalente a três pedaços de carne magra, duas colheres de sopa de nozes, ou iogurte, a cada refeição e lanche.

 

 

4 – Coma alimentos orgânicos sempre que puder.

A maioria dos alimentos com organoclorados (agrotóxicos) ao serem consumidos, provocam uma queda no metabolismo. Em outras palavras, os pesticidas tornam a perda de peso mais difícil. Logo, você pode consumir alimentos orgânicos podendo comer suas cascas, afinal, é onde se encontra a substância agrotóxica em alimentos não-orgânicos. Caso contrário, você pode comer cebola, abacate, abacaxi e outros alimentos, evitando comer as cascas, afinal não é fácil encontrar produtos orgânicos e geralmente são bem mais caros que os convencionais.

5 – Levante-se!

Sabia que ficar sentado o dia inteiro em seu trabalho pode desempenhar um papel negativo em sua saúde? Um estudo aponta que a inatividade por quatro horas ou mais pode desencadear a parada de uma enzima que controla o metabolismo de gorduras e colesterol. Para manter esta enzima ativa é necessário acabar com os longos períodos sentados; fique de pé, por exemplo, ao atender o telefone.

 

 

 

 

6 – Beba água gelada.

Beber seis copos de água gelada em um dia pode aumentar o seu metabolismo, o suficiente para perder cinco quilos em um ano. O aumento do metabolismo ocorre pelo esforço necessário para elevar a água à temperatura corporal. Embora o excesso de calorias que você queima ao beber água gelada não seja significativo, o hábito pode tornar sua perda de calorias um hábito.

 

 

 

 

 

7 – Coma pimenta.

A capsaicina, composto das pimentas que provoca o ardor, dispara o metabolismo. Comer uma colher de sopa de pimentões vermelhos ou verdes aumenta a produção de calor do seu corpo e a atividade do sistema nervoso simpático, de acordo com um estudo publicado no Journal of Science nutricional e Vitaminology. O resultado é um aumento do metabolismo temporário de 23%. Adicionar pimentões às refeições e manter um pote de flocos de pimenta vermelha na mão para temperos, massas e frituras pode acelerar seu metabolismo corporal.

 

 

 

8 – Café da manhã.

Comer seu café da manhã acelera o metabolismo e mantém sua energia alta no decorrer do dia. Não é por acaso que aqueles que pulam essa refeição têm tendência à obesidade. Em um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology, os voluntários que receberam 22 a 55 % de seu total de calorias no café da manhã ganharam apenas poucos quilos ao longo de quatro anos. Aqueles que comeram 0 a 11% por cento de suas calorias na manhã ganharam quase 3 quilos.

 

 

 

 

9 – Tomar café ou chá?

Uma xícara de chá pode aumentar em 12% o seu metabolismo, evite tomar café, pois a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central. Logo, consumir entre 98 e 174 calorias correspondentes a xícaras de chá pode aumentar seu metabolismo em até 8%.

 

 

 

 

 

 

10 – Coma fibras!

O consumo de alimentos ricos em fibras pode queimar suas calorias em até 30% e mais, aqueles que ingerem fibras ganham menos peso ao longo do tempo. O ideal é ingerir 25gr por dia, equivalente a três porções de frutas e legumes.

 

 

 

 

 

Essas e outras dicas você encontra no site Jornal Ciência, clique aqui e veja mais artigos.

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: