Falar ao celular sem usar as mãos é um risco

Risco de Vida

Uma experiência num simulador de direção, publicado na revista Transportation Research, verificou que, emborar ao falar ao celular sem usar as mãos distraia menos, o risco ainda existe. A conversa pode levar o motorista a imaginar o que está sendo dito, e quando visualizavam os tópicos na mente, os participantes focalizavam uma área menor da estrada e não mostravam tão bons para perceber os riscos.

Segundo o jornal O Tempo, o Brasil é recordista em acidentes fatais. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), números da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam uma média de 50 mil óbitos anuais na malha viária do país. Diariamente, em média, 254 pessoas perdem a vida em decorrência de acidentes de trânsito. 

Como evitar os acidentes

(…) As medidas para evitar acidentes são simples e muitos conhecidas pelos condutores, mas pouco aplicadas: passam por prudência, atenção e cumprimento da legislação. “O desrespeito às leis de trânsito como, por exemplo, o excesso de velocidade, cria um cenário contrário ao da ação preventiva, e, em determinadas situações, poderá gerar a perda do controle do veículo”, afirma Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil-Mapfre (Cesvi-Mapfre).

“A falta tanto da direção defensiva quanto de habilidade geram a combinação perfeita para um acidente”, acrescenta.

Via Revista Seleções

 

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: