Como funciona um leilão virtual: Guia Completo

Saiba tudo que precisa para participar de um leilão e arrematar os melhores itens.

A internet mudou a maneira como as pessoas compram e vendem seus objetos, e com isso surgiram os leilões virtuais. Esses leilões vêm crescendo no Brasil, é uma forma de comprar sem precisar sair de casa e ainda arrematar itens pelo melhor preço.

Não sabe como funciona um leilão virtual? É muito mais simples do que imagina! Conheça todos os detalhes para adquirir os melhores bens com preços que realmente valem a pena.

Como funciona um leilão virtual?

Parece complicado para quem nunca participou de um, mas na verdade é muito parecido com um leilão comum. O site do leilão disponibiliza uma página do lote a ser leiloado que pode conter apenas um ou mais itens.

Nessa página, o cliente tem acesso às fotos dos itens e uma descrição minuciosamente detalhada, assim é possível ter todo o conhecimento sobre o item para decidir se há interesse real na compra para fazer o seu lance.

No Auditório Virtual é possível acompanhar o desenvolvimento em tempo real, ver imagens dos lotes, assistir arremates e lances e ainda enviar o seu lance para o item que tem interesse em adquirir.

Feita a oferta se inicia um tempo de contagem, que varia de um site de leilão para outro, para que outro cliente tenha a oportunidade de oferecer um valor maior. Se surgirem novas propostas você pode dar outros lances, se não, o produto foi arrematado por você.

Alguns leilões duram horas enquanto outros podem durar semanas. O objetivo é que o lote seja vendido pelo maior valor possível.

É muito prático e simples, o leilão virtual pode render bons arremates quanto um leilão comum. É muito importante que durante o leilão a pessoa continue conectada no computador, assim não corre o risco de perder a vez ou uma grande oportunidade.

O que é um lance?

O lance nada mais é que a oferta para determinado item. Geralmente, cada item leiloado tem um lance inicial, ou seja, é o preço mínimo. O primeiro participante interessado aceita esse lance mínimo. Outro participante oferece um lance maior e assim por diante.

Obviamente, quanto mais lances, maior o valor do item. Por fim, o maior lance arremata o item, ou seja, compra o item. O lance só é pago quando o item for arrematado, então se alguém dá um lance maior que o seu e arremata, você não tem obrigação financeira nenhuma.

Essa é a graça do leilão: o leiloeiro deseja vender e os participantes desejam pagar o menor preço. No impulso, muitos participantes pagam mais do que o item vale, por isso é necessário ter bastante atenção e concentração para garantir boas oportunidades.

O que é um lote?

No leilão, os itens a serem leiloados são chamados de lote. Um lote pode representar um único bem ou um conjunto de bens. Por isso é tão importante ver as imagens e a descrição antes de dar um lance.

Quem pode participar de um leilão virtual?

Os leilões são públicos, podem participar pessoas físicas com mais de 18 anos e também pessoas jurídicas. Cada leilão tem um Contrato de Adesão do Usuário, é necessário ler com atenção e concordar com os termos para participar.

Além de concordar com os termos, é preciso criar um cadastro para acessar a plataforma do leilão através de um login e senha. Vendedores e compradores fazem esse cadastro para identificação, sendo um cadastro único por pessoa.

Quem pode vender?

Depende. Há tipos de leilões que qualquer pessoa pode oferecer seus bens previamente, até mesmo no caso de empresas. É necessário pesquisar bastante e ler o regulamento com muita atenção.

Dei um lance e me arrependi. E agora?

Se você deu um lance, mas alguém ofereceu um lance maior e arrematou o lote, não há com o que se preocupar. Se o seu lance arrematou o item é um pouco mais complicado e depende das cláusulas do contrato que aceitou para participar.

Em alguns casos é necessário pagar apenas a comissão do leiloeiro, em outros, o arrematante paga 5% do valor do lote, pode ficar impedido de participar de outros leilões e até mesmo ser enquadrado no artigo 335 do Código Penal.

Todo lote é leiloado no estado em que se encontra, mas a desistência pode ser justificada no caso de algum defeito ou vício que o arrematante não tinha conhecimento no ato da compra por falta de informações na descrição.

Arrematei um lote. Como faço o pagamento?

Em geral, em um leilão virtual só não é aceito dinheiro em espécie. O pagamento pode ser feito com cheque, cartão de crédito, paypal, cartão de débito, entre outros. É importante ler as regras para saber qual forma de pagamento é mais conveniente para você.

O que acontece quando um lote não recebeu lances?

Se um lote não recebeu nenhum lance até o final do leilão o negócio finaliza sem a venda. No caso de bens de alienação judicial, o lote pode ser leiloado novamente em outra oportunidade com um valor inicial menor para atrair possíveis compradores.

O leilão online funciona juntando vendedores e compradores em um mesmo espaço. Esse tipo de negócio deu tão certo que há lojas tradicionais que também comercializam seus produtos em leilões.

Ficou com alguma dúvida sobre como participar de um leilão? Deixe o seu comentário.

%d blogueiros gostam disto: