Lentes de contato no inverno, quais os cuidados que devo tomar?

 

As lentes de contato foram criadas pelo químico checo Otto Wichterle, que inventou o primeiro gel usado para a produção das lentes. No entanto, a idéia de utilizar lentes corretivas, na superfície do olho, foi proposta pela primeira vez por Leonardo da Vinci, em 1508, sendo que apenas em 1887, foram construídas as primeiras por Adolf Fick.

Geralmente elas servem como proposta corretiva, da mesma maneira que os óculos convencionais, sendo mais leves e virtualmente invisíveis. As lentes de contato podem ser usadas para corrigir a visão, para estética (mudando a cor dos olhos) ou para ambos os efeitos. Muitas pessoas consideram uma melhor opção, em comparação com os óculos, uma vez que proporcionando um campo de visão maior e são mais adequadas para diversas atividades, entre elas as esportivas.

 Cuidados e manuseio das lentes de contato

Antes de tudo, é imprescindível manter o descarte indicado pelo médico oftalmologista, ou seja, se as lentes são de descarte mensais, deverão ser utilizadas apenas durante um mês. A esta situação acresce que as lentes de contato devem ser removidas dos olhos antes de dormir. As lentes de contato devem ser manipuladas com cuidado uma vez que seu material é frágil e pode rasgar durante o processo de limpeza. Vão aqui duas dicas importantes:

  • Primeiro, cuidado com as unhas durante o manuseio na limpeza.
  • Segundo, não encha o estojo até o final com a solução conservadora até a borda, pois ao abrir e fechar o estojo as lentes podem se rasgar ao girar a tampa caso a lente esteja próxima da borda.

Como limpar lentes de contato?

Nada de soro fisiológico! Não lave as lentes de contato com água e sim com a solução de limpeza específica para a higienização das lentes de contato, pois além de ser o indicado, elas ajudam na diminuição da possibilidade de acúmulo de proteínas sobre as lentes. Ao contrário do que muita gente pensa, as lentes não devem ser guardadas em soro fisiológico pois o mesmo não limpa e não conserva as lentes, o soro fisiológico pode ser usado somente para enxaguar lentes de contato.

Cuidado dobrado com o inverno

No inverno, são necessários alguns cuidados específicos pois é uma das estações mais duras para os olhos que ficam vulneráveis a alguns problemas como conjuntivites, alergias e olho seco. Esta situação ocorre devido às baixas temperaturas e ao tempo seco, aos ventos fortes e ao ar condicionado, que podem provocar desconforto e secura para quem usa lentes de contato.

Uma das dicas principais: Mantenha as lentes de contato sempre hidratadas. Para tal, pode lubrificar as suas lentes com produtos umidificantes específicos na qual são usados junto com as lentes de contato.

No inverno, gripes e resfriados são mais comuns e este estado facilita a irritação dos olhos. Portanto, neste período é indicado a substituição das lentes de contato por óculos corretores, sempre que não for necessário o uso das lentes, para maior oxigenação da córnea mantendo seus olhos sempre saudáveis.

Estas sugestões ajudarão a uma melhor utilização das suas lentes de contato e a um menor risco de infecções, em especial durante o inverno. Contudo, caso algo aconteça é essencial que você vá a um médico para que ele possa diagnosticar o melhor tratamento.

Carolina Peres

Conte sua história

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: