Maquiagem envelhece? Mitos e verdades

Muito se fala sobre a maquiagem envelhecer ou fazer mal para a pele. Será que isso é verdade? É isso que vamos descobrir!

Você já ouviu alguém dizendo que usar maquiagem todo dia envelhece? Ou, então, que uma base com filtro solar dispensa o uso de um produto específico para bloquear a radiação ultravioleta?

Quando é a saúde e beleza da sua pele que estão em jogo, não podemos nos dar ao luxo de confiar em informações imprecisas. Por isso, reunimos esta lista de mitos e verdades para você ficar por dentro dos cuidados necessários em relação à sua maquiagem. Confira:

A maquiagem é um dos principais fatores que envelhecem a pele

Mito! Existem fatores internos e externos responsáveis pelo envelhecimento da pele, mas a maquiagem não é um deles. Entre os fatores internos, temos a genética, o equilíbrio hormonal, o estresse oxidativo que causa danos no DNA e níveis mais altos de glicose no sangue.

O envelhecimento causado por fatores externos, por sua vez, é resultado de hábitos como o consumo de álcool e tabaco, qualidade da alimentação e exposição desprotegida ao sol. O surgimento dos primeiros sinais do envelhecimento, como manchas e rugas, dependem da combinação desses fatores – e veja que a maquiagem não está entre eles!

Usar maquiagem pode até proteger a pele contra o envelhecimento

Verdade quando consideramos a proteção contra a exposição solar. Se os produtos que você utiliza, principalmente a base e o batom, tiverem um bom nível de proteção contra os raios ultravioleta, então a sua maquiagem pode sim te ajudar a evitar os efeitos negativos do sol, que é um dos principais causadores de rugas e manchas.

Dessa forma, ao comparar uma mulher que só usa maquiagem em ocasiões especiais com outra mulher que se produza inteira para ir até a padaria, a segunda provavelmente estará mais protegida contra o envelhecimento. Isso acontece porque a radiação solar danifica nosso DNA e prejudica a produção de colágeno e elastina, resultando no surgimento de manchas, rugas e flacidez.

Maquiagem com FPS dispensa o uso de filtro solar

Mito! Não é porque a maquiagem pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelo sol que o filtro solar pode ser dispensado! Pode até ser que seus produtos ofereçam certa proteção, mas ela não é tão eficiente quanto a de um filtro solar. Em geral, não chega nem perto!

Mesmo usando uma base com algum FPS, por exemplo, é necessário dedicar alguns minutinhos para aplicar o filtro solar antes de fazer seu make. Isso porque os cosméticos nem sempre apresentam FPS de pelo menos 30, que é o mínimo recomendado para proteger o rosto dos raios ultravioletas.

A maquiagem nunca contribui para o envelhecimento da pele

Mito! Pode até ser que a maquiagem ajude a proteger a pele da radiação solar, mas não é por isso que ela pode ser usada sem nenhum tipo de cuidado – afinal, dependendo das condições de uso que você faça, ela pode sim contribuir para o surgimento de sinais do envelhecimento.

Por exemplo: se você dormir com a maquiagem, sua pele não vai conseguir respirar direito e seus poros vão ficar entupidos, prejudicando a eliminação das impurezas. Isso favorece a formação da acne e pode até causar alergias – e tudo isso pode deixar manchas e cicatrizes na sua pele.

Além disso, quando consideramos o médio prazo, dormir com maquiagem pode resultar em uma alteração na textura da sua pele, o que favorece o surgimento das temidas rugas! Mas, nesse caso, temos que ser sinceras: o que causou o envelhecimento não foi bem a maquiagem, mas sim a falta de cuidados na hora de remover os produtos.

Usar maquiagem vencida faz mal e acelera o envelhecimento

Verdade! Sabe aquela paleta de sombras que fica escondida no fundo da gaveta do banheiro e você mal se lembra que ela existe? Aí, chega uma ocasião especial e você decide que quer usar justamente o tom de dourado que só tem naquela paleta, mas a data de validade até sumiu da embalagem… Pois saiba que essa é uma escolha bem perigosa para a saúde da sua pele.

Um produto com prazo de validade vencido é um prato-cheio para contaminação por microorganismos como fungos e bactérias, oferecendo riscos de causar alergias e irritações. E esses problemas, como você sabe, podem acabar resultando em manchas, alterações na textura da pele e ressecamento, o que contribui para o surgimento das rugas.

Se o produto está no prazo de validade, posso usar sem medo

Mito! Além de observar o prazo de validade da sua maquiagem, você também deve observar se as características como cor, cheiro e textura continuam iguais a quando você comprou o produto. Se você observar alguma alteração, não hesite em descartar a maquiagem, pois ela pode estar contaminada e ser prejudicial à sua pele.

Essa dica também vale para os hidratantes: se você perceber que eles mudaram de cor, eles não devem mais ser utilizados, pois esse é um sinal de que eles sofreram oxidação e não são mais seguros para serem aplicados na sua pele.

O banheiro não é um bom lugar para guardar a maquiagem

Verdade. A gente sabe que é mais prático deixar todos os produtos no armário do banheiro, pois é bem possível que você se arruma lá, diante do espelho. O problema é que o banheiro é um ambiente muito úmido, o que acaba favorecendo a proliferação de fungos nos seus produtos.

Na verdade, o melhor a se fazer é guardar seus produtos de maquiagem em um armário que tenha uma passagem de ar, mas que fique em um local seco.

O uso e o armazenamento correto da sua maquiagem não só faz com que os produtos durem mais, mas também são fundamentais para manter a saúde e a jovialidade da sua pele.

Agora que você já sabe tudo sobre os mitos e verdades do uso de maquiagens, ficou ainda mais fácil se prevenir e escolher os produtos certos, não é mesmo? O desejo das mulheres e até mesmo de muitos homens, em corrigir imperfeições aderindo a cirurgia plástica e outros procedimentos, já não é mais novidade para ninguém. Contudo, com as dicas certas, a make up  pode ser uma alternativa para a saúde da sua pele, além do bem estar consigo mesma.

%d blogueiros gostam disto: