O poder da internet nas investigações particulares

O poder da internet nas investigações particulares

O trabalho de campo era praticamente a única arma no trabalho de um detetive particular, isto, no entanto, mudou. Com o desenvolvimento da internet, uma pessoa pode ser alcançada estando a milhares de quilômetros de distância. Sua vida pode ser observada e, claro, investigada.

Ainda assim, muitos hesitam em convocar os serviços de investigadores particulares, ou de agência especializada, por receio de que o trabalho possa demorar demais e também ser indiscreto.

Pois saiba, que com o advento da internet, o serviço de um detetive particular evoluiu demais e muitos casos são resolvidos em um espaço por demais curto. E as soluções da era moderna explicam claramente o porquê disso.

Alcance da internet

Segundo pesquisa feita pelo instituto Ibope Media, 105 milhões de pessoas acessam a internet hoje no Brasil. Seja pelo celular, por meio de computador doméstico e no ambiente de trabalho.

A maioria dos internautas é composta pela faixa etária entre 18 e 34 anos de idade, ala da sociedade que cresceu com a internet e as novas tecnologias e que ajudará no crescimento exponencial do recrutamento externo para os próximos anos. Tornando imprescindível a inserção do processo de seleção no que há de mais moderno em tecnologia e internet.

Mas, se você está pensando que o público mais velho está fora de uma investigação apurada feita via internet, está enganado.

Estudos mais recentes do próprio Ibope Media mostram que o número de internautas com idade entre 35 e 55 anos cresce em um ritmo muito rápido. Além disso, praticamente todas as pessoas do país possui algum registro online, mesmo que nunca tenha utilizado um computador em toda sua vida.

Tais dados podem ser grande utilidade em uma investigação particular, poupando recursos ao descobrir informações preliminares sem a necessidade de deslocamentos.

Inovações constantes na internet

A internet, na prática, existe há algumas décadas, no entanto, como meio de comunicação e consumo, podemos dizer que existe há poucos anos somente.

O alcance anterior da internet não servia muito (ou nada) no auxílio do trabalho de um detetive particular. Mas agora, com uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários (Facebook), as possibilidades são diversas.

A internet pode ser uma poderosa ferramenta em investigações.

 

E mais, outros avanços também prometem otimizar o trabalho de investigação. Imagine quando uma imagem ou fotografia for suficiente para realizar uma varredura completa em toda rede mundial de computadores? Isso vai acontecer em um nível popular mais cedo ou mais tarde e, tal tecnologia nas mãos de um profissional da área, será capaz de operar milagres no campo da investigação e em tempo recorde.

Sites que ajudam detetives

Mas, antes mesmo de protótipos que devem revolucionar a área chegarem, já temos muitos sites dentro da internet de hoje auxiliando nosso serviço. Veja:

Mídias sociais

  • Google;
  • Facebook;
  • Badoo;
  • Twitter;
  • LinkedIn;

Sites para investigação

Temos muitos sites com os dados gerais dos cidadãos brasileiros e do mundo inteiro. Tais sites reúnem importantes informações para a resolução dos casos de investigação:

  • Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos;
  • Secretaria de Segurança Pública de São Paulo;
  • Desaparecidos do Brasil;
  • Good Angels;
  • Procurar Pessoas.

E isso é só o começo. Muito em breve será possível resolver casos sérios e custosos em questão de horas com o desenvolvimento da internet. Mas, para isso acontecer, você deve entregar a investigação para quem domina o ofício. Não se deixe levar pelo seu conhecimento em computação. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

Somente um investigador particular saberá dirigir a tecnologia disponível online para a solução do seu caso, acredite.

Via Elite Detetives

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: