Oito dicas para você arrasar na redação no vestibular

Dominar assuntos cotidianos, treinar a leitura e exercitar a escrita, são alguns exemplos de exercícios para não errar na hora de escrever sua redação

Conhecida por causar medo nos jovens pré-vestibulandos, a redação pode parecer um bicho de sete cabeças para quem não tem o hábito de escrever diariamente.

Este método avaliativo utilizado na maioria das universidades para selecionar os candidatos, avalia não só a escrita, mas também a coerência das informações, a argumentação utilizada para defesa das ideias e o domínio da língua portuguesa.

Entretanto, existem algumas técnicas e orientações que podem ajudar a tornar a redação mais prazerosa e garantir que você consiga uma boa pontuação.

 

Atualiza-se

Pode parecer clichê, mas estar antenado a tudo que acontece no Brasil e no mundo é fundamental na preparação para escrever uma redação.

Acontecimentos marcantes, temáticas sociais e que afetam diretamente na vida da população, sempre são mais propensos a cair no vestibular.

Busque enxergar as informações não só como notícias, exercite visualizá-las com um olhar crítico. Isso lhe possibilitará ter um leque maior de argumentação.

 

Treine a sua escrita

Praticar é essencial quando se deseja obter um bom resultado, seja lá qual for a situação.

Quando você escreve e posteriormente lê os seus textos, você tem mais chances de conseguir identificar possíveis erros gramaticais ou de concordância, por exemplo.

Procure os temas escolhidos para os vestibulares nos anos anteriores e tente escrevê-los, isso ajudará a treinar sua escrita de acordo com os padrões exigidos pela prova.

Vale lembrar que os estilos dos textos, na maioria das vezes são dissertativos argumentativos, ou seja, você terá que realizar uma análise crítica sobre um tema, apresentando argumentos que confirmem seu ponto de vista.

 

Invista no conhecimento

É importante estar preparado para desenvolver qualquer tipo de assunto, portanto, a leitura é obrigatória neste quesito.

Normalmente, você pode encontrar na internet os editais do vestibular, a fim de saber quais livros ou matérias são cobrados na prova.

Existem cursos online disponíveis que também podem ajudar na hora de estudar e adquirir conhecimentos pré-vestibulares.  

Além do mais, estudar te capacita não só para o vestibular, mas para estar preparado para diversas oportunidades que poderão surgir.

Organize as ideias

Ao realizar a prova, organize em tópicos os assuntos mais importantes a ser abordados, isso ajuda a não se perder durante o raciocínio e distribuir melhor suas ideias.

Antes de começar, anote todas as ideias que você tem relacionadas ao tema, palavras chaves e definições que lhe vierem à cabeça.

Pode parecer que isso é perca de tempo, mas com tudo esquematizado no papel, você conseguirá executar a redação com mais tranquilidade, sem deixar passar nenhuma informação.

Se preferir, escreva um rascunho para evitar errar na folha de prova oficial, assim você consegue corrigir caso perceba algum erro posteriormente.

 

Seja objetivo e conciso

Nada de tentar escrever palavras rebuscadas e de difícil entendimento. O ideal é que você escreva da forma mais simples e objetiva o possível.

Evite florear o texto, voltando sempre ao mesmo assunto. Mantenha clareza nas ideias que está apresentando e priorize utilizar frases mais curtas e objetivas.

Não desvie do tema proposto. Um erro comum entre os estudantes é se perder durante o raciocínio e isso pode lhe render alguns pontos a menos na correção.

Tenha em mente que a estrutura do texto deverá conter: introdução, desenvolvimento e conclusão, portanto, é importante que você evite utilizar exemplos e frases desconexas com a proposta.

Use e abuse dos sinônimos. A repetição de palavras pode tornar a leitura do texto cansativa e desagradável.

 

Abuse da argumentação

Para escrever uma boa redação é preciso dominar a arte de argumentar. Ao defender uma ideia durante o texto, você deverá apresentar argumentos e defendê-los de forma que consiga convencer o leitor do seu ponto de vista.

Evite expor sua opinião, portanto, nada de achismos. Os argumentos precisam ser consistentes e bem elaborados. Esse aspecto é um dos principais critérios cobrados durante a correção.

Para um texto dissertativo argumentativo, deve-se respeitar a seguinte estrutura:

Introdução: você deverá apresentar o tema proposto, expondo o problema inicial e a linha de raciocínio pela qual você pretende desenvolver seu texto.

Desenvolvimento: nestes parágrafos, será necessário justificar suas ideias e indicar os argumentos que defendem sua tese, de forma objetiva, concisa e coerente.

Conclusão: Retome as ideias iniciais e deixe claro quais são as principais justificativas para a solução apresentada durante o desenvolvimento.

Revise seu texto

É importante reservar um tempo durante a prova para revisar seu texto, a fim de identificar possíveis erros antes de entregá-lo.

Faça uma avaliação crítica dos pontos apresentados e se a redação estiver de acordo com a proposta, passe a limpo para a folha oficial.

Prepare-se

Manter a calma, estar bem alimentado e ter uma boa noite de sono antes de realizar o vestibular também ajuda a realizar uma prova mais tranquila e com mais chances de obter sucesso e ingressar na faculdade desejada.

%d blogueiros gostam disto: