Para Ler: Clube do Livro – David Gilmour

Hoje vou falar de um dos melhores livros para amantes de filmes. O Clube do Filme, de 2009, foi escrito por David Gilmour e lançado pela Editora Intrínseca. David Gilmour é crítico de cinema e um escritor premiado.

“Este é um livro que mexe com nossas opiniões e ideias sobre vínculos familiares, bem ou mal resolvidos, ao mesmo tempo que encanta com o fascínio do cinema e o poder do afeto.”

Em suas 230 páginas, Gilmour retrata um trecho de sua vida com o filho. Aos 15 anos, o garoto vai muito mal na escola e comunica ao pai a decisão de sair. O pai (David) diz que ele pode sair, desde que os dois assistam semanalmente 3 filmes escolhidos por ele (o pai). Eles formam então o Clube do Filme, no qual David aproveita para conversar com o filho sobre assuntos importantes da vida que os adolescentes normalmente evitariam.

A primeira página mostra todos os filmes selecionados , totalizando 115 obras. Entre eles, desde clássicos como O Ilumindo e Cidadão Kane a Os Fantasmas se Divertem e O Massacre da Serra Elétrica. Ter assistido aos filmes ou não é opcional. Quando li o livro não tinha assistido a grande maioria deles e ainda sim tive uma experiência incrível. O final é bastante surpreendente, mas vamos evitar spoilers.

É uma leitura rápida e interessante, que convida o leitor de qualquer idade (o pai acaba aprendendo coisas no caminho também) a ter um novo olhar sobre a vida e sobre o cinema. Por ter uma longa carreira como crítico, Gilmour escreve muito bem sobre cada filme e aponta com facilidade as coisas que deseja contar ao filho – e a nós.

 

Nanna Mastrogiovanni

Youtuber, blogueira e amante de livros.

%d blogueiros gostam disto: