Receitas de Verão: Bolinho de Chuva Especial

E apesar de estarmos na estação mais quente do ano, sempre vai haver alguns dias em que vai ficar nublado, com aquela chuvinha durante o dia, um clima bom para ficar em casa e tomar um chá ou um café, até porque todo verão tem seu dia chuvoso. Aqui em BH um desses dias foi no domingo, amanheceu bem nublado e chuvoso, então fiz essa receitinha maravilhosa que me lembra casa e colo de vó, aquela boa lembrança de infância.

Vou contar pra vocês que amo canela (sou um pouco viciada), considero como uma das especiarias mais gostosas e que vai bem com tudo, banana, maçã, arroz doce, mingau, bolos, chás. Eu particularmente acho muito versátil e saboroso então se você notar que tem bastante canela nessa receita não se preocupe se não gostar é só não adicionar o ingrediente mágico. Você também pode adicionar outras opções, como chocolate em pó, raspas de laranja ou limão, baunilha, ou deixar a receita tradicional mesmo que fica muito gostosa também.

Bolinho de chuva 

  • 1 ½Xícara e 2 colheres de sopa (cheias) de farinha de trigo;
  •  ½ Xícara de Leite;
  • 2 Ovos;
  • 1 colher de café de canela em pó; (pode substituir por raspas de limão ou laranja na proporção de uma colher de sopa)
  • 1 Colher de sobremesa de fermento em pó;
  • 6 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • Açúcar refinado e canela para enrolar;

 

  1. O primeiro passo é adicionar em uma tigela o leite, os ovos e misturar bem;
  2. Após adicione os secos (farinha, canela, açúcar e o sal), misture bem até que a mistura fique bem uniforme e sem bolinhas na massa, a seguir adicione o fermento e mexa mais um pouco até incorporá-lo a massa; A massa deve ficar consistente mas não dura, ela deve estar bem maleável. Pois quando ela for colocada na gordura ela deve formar uma bolinha.
  3. Em uma panela adicione óleo, e deixe esquentar em fogo médio, você vai saber que está no momento de fazer as bolinhas quando colocar um pouquinho da massa no óleo quente e borbulhar em volta da massa. (Mas não deve estar muito quente, pois senão seu bolinho ficará dourado por fora, mas inteiramente cru por dentro.)
  4. Com o auxílio de duas colheres de sobremesa, untadas com óleo pegue na colher uma quantidade de massa que ocupe a metade da colher, com o auxílio da outra colher empurre essa massa na panela;
  5. Faça várias bolinhas e deixe fritando em fogo médio até ficarem douradas (em torno de 4 a 5 minutos), na dúvida frite uma e assim que tirá-la do fogo abra para ver se está cozida por dentro.
  6. Assim que estiverem fritas deixe elas secarem por 2 minutos no papel toalha e passe no açúcar com canela.

Depois é só coar aquele café ou fazer seu chá preferido e aproveitar uma manhã ou tarde chuvosa com essa delícia aconchegante. Faça em casa e me conte nos comentários o que achou!

 

DICAS E TRUQUES:

  • A Massa fica um pouco mais mole, mas não muito, pois se ficar muito mole na hora de fritar seu bolinho de chuva vai virar um emaranhado de fios fritos (se ela estiver assim vá adicionando farinha aos poucos até ficar um pouco mais consistente),  então a massa precisa estar um pouco mais consistente para se conseguir formar bolinhas mais redondas;
  • Se quiser adicionar chocolate em pó no lugar da canela, adicione cerca de 1 a 2 colheres de sopa, para as raspas de limão e laranja adicione 1 colher (rasa) de sopa das raspas;
  • O açúcar refinado fixa melhor na parte esterna do bolinho, mas se você não tiver em casa, bata no liquidificador ou no processador um pouco de açúcar cristal até ficar bem fino.
  • Uma dica maravilhosa, assim que os bolinhos estiverem prontos corte e passe um bom doce de leite dentro dele, fica uma delícia;

Júlia Alves

Mineira, amante da boa culinária caseira. A procura de dicas e sugestões para facilitar a vida dos cozinheiros domésticos de plantão. Um post semanalmente de receitas ou resenhas de produtos.

%d blogueiros gostam disto: