Receitas de Verão: Geladinho Cremoso de Ovomaltine e Maracujá

Férias, calor e para amenizar o verão do Brasil nada melhor do que duas receitinhas caseiras bem geladinhas, mas no Brasil com toda essa diversidade cultural é muito provável que dependendo da região em que você mora conheça por um nome diferente. Aqui em BH conhecemos por Chup-chup ou geladinho, mas em outras regiões do país essa receita é conhecida como sacolé, gelinho, dindin, … enfim me conte nos comentários como você conhece essa iguaria aí na sua região!
Muito refrescante, com leite e bem cremosa, hoje vou apresentar duas receitas deliciosas uma com Ovomaltine e outra com Maracujá que eu amo, mas já estou preparando outras receitas com a base sem leite, para quem não gosta muito ou possui algum tipo de intolerância. Venha aprender como aliviar todo esse calor em uma receita muito fácil de preparar.
Chup-Chup de Ovomaltine
  • 2 xícaras (chá) de Leite Integral;
  • 1 xícara (chá) de Leite Condensado;
  • 6 Colheres (sopa) de Ovomaltine; (daquelas de vó);
  • Saquinhos para geladinho;
  1. Peneire o ovomaltine, separe a parte crocante e reserve.
  2. No liquidificador coloque o leite, leite condensado e o ovomaltine peneirado (parte mais fina) e bata até ficar homogêneo.
  3. Junte a parte crocante do ovomaltine que sobrou na peneira e misture delicadamente (sem bater no liquidificador).
  4. Encha os saquinhos com ajuda de um funil, amarre e leve ao freezer até ficar completamente congelado.

 

Chup-Chup de Maracujá

  • 3 Maracujás (1 Xícara de chá de polpa sem as sementes);
  • 1 lata de leite condensado (395g);
  • 2 xícaras (chá) de Leite Integral;
  • Saquinhos para geladinho;
  1. Bata a polpa do maracujá no liquidificador sem adicionar água, para separar as sementes, coe e reserve a polpa sem as sementes, reserve também uma colher de sopa rasa das sementes trituradas aquele residual que não passou na peneira;
  2. No liquidificador adicione a polpa do maracujá, as sementes separadas na etapa anterior, o leite Condensado, e o Leite e bata até ficar homogêneo;
  3. Encha os saquinhos com ajuda de um funil, amarre e leve ao freezer até ficar completamente congelado.

 

Eu particularmente gosto muito do chup chup de Maracujá, ele fica bem refrescante, mas o de Ovomaltine não fica para tras ele está lado a lado, os dois são muito bons, faça em casa e me conte o que achou.

 

DICAS E TRUQUES:

– No Chup-chup de maracujá se você quiser utilizar suco concentrado de garrafa no lugar da fruta, tudo bem é uma opção um pouco mais prática. E se não quiser utilizar as sementes também não é obrigatório, mas eu adoro a crocância que as sementinhas dão;

Júlia Alves

Mineira, amante da boa culinária caseira. A procura de dicas e sugestões para facilitar a vida dos cozinheiros domésticos de plantão. Um post semanalmente de receitas ou resenhas de produtos.

%d blogueiros gostam disto: