Resenha dos 5 livros de Percy Jackson & The Olympians

Percy Jackson e os Olimpianos

 É uma série literária voltada para o público infanto-juvenil, com cinco livros de aventura e fantasia, foi escrita pelo queridinho da moçada o autor Rick Riordan. A série retrata a mitologia grega no século XXI fazendo uma mistura entre o real e o imaginário.

personagem principal da série é Percy Jackson, que descobre ser um meio-sangue filho de Poseidon, deus do mar. Além dele, outros personagens também tem sua  vida misturada com os deuses do olimpo e seres mitológicos: Annabeth Chase, filha de AtenaGrover Underwood, um sátiro adolescente, Thalia Grace, filha de Zeus, e Luke Castellan, filho de Hermes entre outros.

Desde maio de 2007, a série está entre as mais vendidas na lista de séries best-sellers do jornal estadunidense The New York Times, totalizando até outubro de 2013, 310 semanas. Mais de vinte milhões de cópias dos livros já foram vendidas em mais de trinta e cinco países.

 

O Ladrão de Raios

O primeiro livro da série nos apresenta o  Percy Jackson, um garoto de 12 anos com défice de atenção e dislexia. Percy estuda na Academia Yancy, uma escola de primeiro grau para crianças problemáticas. O livro começa com Percy e seu melhor amigo, Grover Underwood, junto a outros colegas de classe em uma excursão escolar a um museu. No museu, Percy é atacado por uma criatura mitológica conhecida como Fúria, que estava disfarçado como sua professora de iniciação à álgebra, a Sra. Dodds. Após a Sra. Dodds estar morta, todo mundo se comporta como se ela nunca tivesse existido, o que, sem o conhecimento de Percy, é por causa da Névoa, uma aura mágica que pode manipular os pensamentos e as memórias dos mortais. 

Percy diz para sua mãe o que tinha visto na viagem escolar. Sua mãe, juntamente com Grover, que se revela um sátiro, leva-o para o Acampamento Meio-Sangue, um acampamento localizado ao redor de Nova Iorque para semideuses, crianças com o pai ou a mãe sendo algum deus do Olimpo.

Percy é então acusado de roubar o Raio Mestre de Zeus, então são dados a ele, Annabeth e Grover, 10 dias para devolver o raio para o Monte Olimpo, (que por sua vez é atualmente localizado no Empire State Building) a fim de impedir uma guerra entre os deuses.

 

O Mar de Monstros

Percy e Tyson são atacados por Lestrigões no início do livro, mais tarde, eles descobrem que algo terrível aconteceu no Acampamento Meio-Sangue.

A árvore de Thalia, a fronteira mágica de Acampamento Meio-Sangue, foi envenenada. Isto tem quebrado as barreiras que impedem a entrada de monstros. A única coisa capaz de livrar a árvore de seu veneno é o Velocino de Ouro, que está localizado na ilha de Polifemo, no Mar de Monstros, também conhecido pelos mortais como o Triângulo das Bermudas.

Clarisse La Rue, a filha de Ares e rival de Percy desde seu primeiro dia no Acampamento Meio-Sangue, recebe a missão de ir para o Mar de Monstros para encontrar o Velocino de Ouro. Percy, Annabeth e Tyson fogem para começar a sua própria busca, não apenas para o Velocino de Ouro, mas para encontrar seu amigo Grover Underwood, que está preso na caverna de Polifemo.

A Maldição do Titã

Grover foi disfarçado para uma escola em busca de meios-sangues, e encontra dois irmãos poderosos, Nico e Bianca di Angelo. Eles são atacados por um manticora, mas são salvos pelas Caçadoras de Ártemis, que chegam a tempo de ajudar. Bianca se une às Caçadoras e elas, junto com Nico, Percy, e Thalia, vão para o acampamento. Logo depois de chegarem ao acampamento, Percy descobre que Ártemis foi capturada.

A missão é emitida e um grupo é criado para ir à busca de Ártemis. No entanto, Percy não faz parte dessa busca. Grover, Thalia, Bianca e Zoë Nightshade, tenente de Ártemis, saem para resgata-la. Percy segue secretamente e logo se junta à busca como o quinto membro.

A Batalha do Labirinto

Depois de ser atacado por líderes de torcidas monstros em sua nova escola, Percy retorna ao Acampamento Meio-Sangue e aprende sobre “O Labirinto”, parte do palácio do rei Minos, em Creta que segundo a mitologia grega, foi projetado por Dédalo.

Durante um jogo, Annabeth e Percy encontram uma entrada para o Labirinto. Percy logo descobre que seus inimigos pretendem guiar um exercito através do labirinto até o coração do acampamento. Annabeth também descobre que ela vai liderar uma missão, pela primeira vez em sua vida.

Para entrar no Labirinto, Percy tem que encontrar um delta azul símbolo que representa Dédalo. Percy, Annabeth, Grover e Tyson sabem que o labirinto cresce por conta própria, que pode causar loucura e que poderia levar à morte.

O Último Olimpiano

Após afundar o Princesa Andrômeda, numa batalha, Percy Jackson acorda no reino de Poseidon (sob ataque do titã Oceano) Percy começa a organizar a defesa de Nova York uma vez que os Olimpianos estão lutando contra o titã, Tifão, o Olimpo esta parcialmente protegido, então começam uma série de batalhas que esgotam os defensores, que apesar de auxiliados por quase todas as estátuas da cidade não conseguem resistir a tantas baixas.

No ultimo livro da série temos o final da batalha dos olimpianos contra Cronos que tenta recuperar seu poder e se erguer do Tártaro. Chegamos também ao desfecho da profecia que diz que um filho dos grandes irá morrer ao completar o sei 16º aniversário se não vencer a batalha.

Os cinco livros da série nos proporciona momentos de diversão, com uma leitura agradável e fácil o autor nos apresenta esse mundo mágico sob o olhar extrovertido e sarcástico do seu personagem principal. Não é difícil se encantar e torcer pelos heróis logo no inicio da leitura.

 O sucesso da série Percy Jackson resultou em uma outra série, uma continuação, intitulada de Os Heróis do Olimpo, que além de mitologia grega, envolve também mitologia romana em seu enredo.

 

10345537_708685012533385_1846969393275310895_n

 

Drika Alves é blogueira, vlogueira, escritora e apaixonada por livros.

 

 

 

 

Conte sua história

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

  • Vani Gomes

    Grande Dri!

%d blogueiros gostam disto: