Saiba o momento certo de se tomar os medicamentos

Medicamentos: a hora certa pode ser decisiva

Melhores medicamentos pela manhã:

 

ANTIDEPRESSIVOS

Sono prejudicado é um efeito colateral comum de alguns inibidores seletivos de receptação de serotonina, motivo pelo qual os especialistas em geral recomendam toma-los ao acordar.

 

 

 

MEDICAMENTOS PARA OSTEOPOROSE

É difícil para o corpo absorver remédios à base de bisfosfonatos, usados para prevenir e tratar a osteoporose. Por isso os médicos aconselham toma-los com água em jejum, ao acordar, e esperar uma hora antes de comer, beber ou tomar outros medicamentos.

 

 

 

 

Melhores medicamentos na hora do jantar:

REMÉDIOS PARA A AZIA

O estômago produzi duas ou três vezes mais ácido entre as 22 e as 2 horas do que em qualquer outro período do dia. Portanto medicamentos bloqueadores de histamina para reduzir a produção de ácido devem ser tomados 30 minutos antes do jantar. Isso vai controlar a acidez no estômago durante a madrugada.

 

 

ANTIALÉRGICOS

A rinite alérgica costuma piorar à noite e apresentar os piores sintomas pela manhã, quando os níveis de histamina, que desencadeiam os sintomas, estão mais altos. Anti-histamínicos tomados uma vez ao dia chegam ao pico de atuação entre 8 e 12 horas após a administração, portanto, tomá-los no jantar permite um melhor controle dos sintomas matinais. (Para anti-histamínicos tomados duas vezes ao dia, prefira pela manhã e à noite.)

Melhores medicamentos ao deitar:

REMÉDIOS PARA O COLESTEROL

A produção de colesterol no fígado é maior após a meia-noite e menor pela manhã e no início da tarde; assim, as estatinas devem ser tomadas logo antes de dormir.

 

 

 

 

REMÉDIOS PARA PRESSÃO

A pressão arterial em geral é mais alta durante o dia e mais baixa durante o sono. Mas muitos hipertensos não apresentam essa redução noturna, sobretudo com o avançar da idade. Isso é fator de risco de AVC, infarto e doença renal. Por isso, os médicos aconselham tomar certos anti-hipertensivos, como inibidores da ECA e bloqueadores de receptores de angiotensina, antes de dormir.

 

Conforme os sintomas:

REMÉDIOS PARA OSTEOARTRITE

Segundos pesquisadores franceses, é melhor tomar anti-inflamatório não esteroides, como o ibuprofeno, cerca de seis horas antes de a dor chegar ao auge, para terem efeito no momento certo. Se a dor tende a ocorrer à tarde, tome os remédios entre a metade da manhã e o meio-dia. Para dores à noite, tome-os no meio da tarde. E no jantar para dores de madrugada.

 

 

O Barra Base não recomenda tomar remédios por conta própria, consulte sempre um médico especialista.

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: