Significado das letras E, G, H, H+, 3G e 4G no sinal do celular

De acordo com o site Estudo Prático, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), criou um sistema online para consultar o sinal de celular. Com o nome de Mosaico, esta ferramenta tem um mapa totalmente interativo que apresenta a força dos sinais de cada operadora de telefone em qualquer lugar que a pessoa queira consultar. Esse serviço pode ser realizado devido às informações das estações de serviço móvel que as empresas de telefonia cadastram junto à Anatel. A partir daí, possível ver no site da Anatel clicando AQUI os locais que oferem sinais 2G, 3G ou 4G 

E você sabe a diferença as diferenças dessas letras que ficam em seu aparelho de celular? Hoje você aprender de uma vez por todas!

Praticamente a maioria das pessoas das pessoas hoje em dia possui um celular. Algumas pessoas tem mais de um aparelho (eu não dou conta do meu e tem gente que tem dois ou três, meu herói), mas na maioria das vezes elas pegam seu celular em um certo local e vê as letras E, G, H, H+, 3G e 4G e não entendem que significam.

Letra G

Estamos na era do 4G. Mas é possível ainda nos depararmos com a tecnologia G em alguns lugares onde o sinal de transmissão de dados é mais lento. A letra significa General Packet Radio Service, cujo serviço de sinal chega a velocidade máxima de 80 kilobites por segundo.

Letra E

É a Enhanced Data Rates for GSM Evolution, como o próprio nome já diz uma evolução em relação ao sistema anterior. Sua velocidade é, em média, de 236 kilobites por segundo.

Letras H e H+

Nessas letras já temos a velocidade na escala de megabites, ou seja, mais rápida de que as letras anteriores, que permeavam os kilobites. Quando falamos em H, High Speed Downlink Packet Access, a transmissão de dados pode atingir até 14 megabites. Com o aparelho em H+, esse número sobe 12 vezes mais que o anterior, vai para 84 megabites.

Letra e número 3G

Com a tecnologia 3G em seu sinal de celular é possível navegar na internet em tempo real. A velocidade nesse caso pode chegar a 144 megabites por segundo.

Letra e número 4G

Essa é a tecnologia mais recente no Brasil e a mais cobiçada no momento. O sinal 4G é a quarta geração de um serviço que teve início em 2000, com a geração G. Com ele é possível chegar a uma velocidade de 100 megabites a 1 gigabite por segundo. Mas, para isso não basta ter só o sinal disponível, é preciso ter um aparelho compatível com a tecnologia.

Via Estudo Prático

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

%d blogueiros gostam disto: