Vida profissional I: O começo de carreira

Terminar o curso de arquitetura é sempre uma conquista, isso significa que você esta apto a trabalhar como arquiteto urbanista. Mas o inicio de um recém  formado não é fácil. Digamos que não saímos da faculdade projetando museus, teatros e hospitais logo  no início. Muito menos uma cidade. Começamos devagar fazendo banheiros, cozinhas e armários. Muitos arquitetos com bastante renome  nos dias de hoje começaram devagar em pequenos escritórios fazendo pequenos projetos.
Quando falamos em arquitetura o cliente deve ser respeitado ao máximo, afinal   entregamos um projeto de arquitetura para ele usar então ele deve ser o primeiro a estar satisfeito com o projeto de arquitetura. Lembre-se que trabalhamos com a casa das pessoas, portanto  trabalhamos com os sonhos das pessoas.

A melhor maneira de crescer na arquitetura é fazendo um trabalho, seu portfólio é sua publicidade. Se o seu cliente se sentiu satisfeito ele  pode indicar seu trabalho para outras pessoas. Claro  que no início temos medo de entregar um projeto ruim por falta de experiência profissional mas é preciso tentar e correr atrás. Quando nos formamos não sabemos como é o trabalho de arquitetura, por isso que só nos sentimos seguros depois de 5 anos trabalhando como arquitetos.

Porque um projeto de arquitetura envolve  muito mais dom que uma simples casa, é preciso conhecimentos de diversas áreas, do momento do projeto até a finalização da obra  é preciso solucionar diversas questões que envolve múltiplos conhecimentos, o arquiteto gerencia e perpassa por todos essas etapas. Portanto é preciso saber o que esta sendo feito, temos muita responsabilidade.
Tudo se ajeita com o tempo, o crescimento profissional depende do seu esforço  não só como profissional mas também como pessoa. Afinal arquiteto lida com a vida das pessoas. Por mais que parecemos loucos  e excêntricos, antes de arquitetos, somos  pessoas. Então acalme-se o tempo te tornará um bom arquiteto.

Rogério Guimarães

Um cara comum, arquiteto urbanista, 24 anos, mineiro e apaixonado por arquitetura e urbanismo e gosto de compartilhar essa paixão meio louca com vocês.

%d blogueiros gostam disto: