Você consegue passar no teste de longevidade?

Sentar

                Sente-se, levante-se. Repita. Sem usar as mãos. Segundo um estudo do Dr. Claudio Gil Araújo, essa medição enganadoramente simples de flexibilidade e força pode prever quem viverá mais.

                A ideia do estudo surgiu quando o Dr. Araújo notou que muitos de seus pacientes, em particular os idosos, tinham problemas com movimentos comuns, como se abaixar para pegar algo do chão. Conforma as pessoas envelhecem, sabia ele, a fora muscular reduzida e a perda de equilíbrio poderiam aumentar muito o risco de quedas perigosas.

                Assim, o Dr. Araújo e seus colegas elaboraram o teste de sentar-levantar, para determinar a força, a flexibilidade e a longevidade geral de uma pessoa.

 

TENTE

– Fique de pé, descalço num espaço livre.

– Abaixe-se e sente-se no chão, tentando não usar as mãos, os joelhos, os antebraços nem a lateral das pernas.

– Agora levante-se, novamente sem se inclinar nem usar os membros como apoio.

PONTUAÇÃO

Sentar: Comece com 5 pontos. Subtraia 1 ponto a cada vez que um membro for usado como apoio. Subtraia 0,5 ponto por perda de equilíbrio

Levantar: Acrescente 5 pontos à sua pontuação de se sentar. Agora subtraia os pontos pelas regras acima.

Resultado: Segundo o estudo, pessoas que fizeram menos de 8 pontos no teste tiveram o dobro da probabilidade de morrer em seis anos em comparação com os que fizeram mais pontos. Os que marcaram 3 pontos ou menos tiveram mais de 5 vezes a probabilidade de morrer no mesmo período.

EVITE!

Usar os membros para se apoiar enquanto senta e torna a levantar prejudica sua pontuação final. O objetivo é manter o equilíbrio geral.

FONTE: REVISTA SELEÇÕES

Allison Diogo

Futuro Administrador e produtor de conteúdo para o Youtube e afins.

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