Carregando, aguarde...
Pular para o conteúdo

Aplicativo CTPS Digital permite que o cidadão acompanhe vida profissional

Ao tentar fazer parte do mercado de trabalho, um dos principais documentos envolvidos será o seu portfólio digital. Este documento também utiliza a sigla CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou simplesmente Carteira Profissional. Um portfólio permite registrar todas as relações de trabalho que você já teve, se aplicável, todas as relações de trabalho que você já teve.


Anúncios

Lá, você encontrará detalhes como suas datas na empresa, sua função e quem o contratou. A tecnologia não é novidade nos dias de hoje, ela vem mudando e simplificando nossas vidas. Tanto que agora você pode substituir alguns documentos básicos de cidadania por um aplicativo simples como o CPF.

Atualmente, no Brasil, grande parte da população trabalha em empregos regidos pela CLT (Código do Trabalho Consolidado), para os quais é necessário possuir a CTPS, a referida carteira de trabalho e o cartão do INSS. Todas as suas questões trabalhistas estão aí, menos a empresa que você trabalha, o cargo que você ocupa, quem te contrata. A CTPS também inclui:

  • Remuneração;
  • algumas alterações que podem ter havido em seu salário e também, férias;
  • informações referentes ao INSS- Instituto Nacional do Seguro Social;
  • condições específicas de seu contrato e caso tenha já ocorrido;
  • a data em que você deixou de trabalhar na empresa.

Outra informação que a CTPS é importante para a sua carreira é que se você não for registrado na CTPS, não poderá pelo menos começar a trabalhar na CLT. Um cartão de trabalho não apenas permite que você prove que você é ou já foi empregado, mas também permite que você:

  • Consultar determinadas de seu trabalho;
  • sua participação no fundo de garantia;
  • informações que interessam à Previdência Social;
  • tempo exato em que trabalho em determinada empresa.

A carteira digital é como uma continuação do arquivo original, que pode facilmente buscar qualquer informação, quando necessário.

Como baixar o aplicativo Carteira Digital?

Passo 1: primeiramente, você simplesmente deve acessar a loja de aplicativos de seu celular, seja ela App Store ou Google Play.

Passo 2: na barra destinada à procura, digite “Carteira de Trabalho Digital”.

Passo 3: quando encontrar o app correto, cuja instalação é gratuita, basta clicar em “Instalar” ou “Obter”.

Pronto! Agora é só esperar pela finalização do downoad e começar a usar o app!

Como usar o app?

Agora que o aplicativo faz parte do seu smartphone, tudo o que você precisa fazer é aprender a usá-lo, então confira nossos passos fáceis. Ao acessá-lo, você deve imediatamente cadastrar um perfil, inserir o número do seu CPF – Cadastro de Pessoa Física e, posteriormente, cadastrar um login e senha. Após isso, você terá que confirmar todas as informações sobre a CTPS e logo em seguida deverá fornecer alguns dados pessoais, inclusive seu e-mail.

Durante a confirmação do registro (que inclui respostas a 5 perguntas), você receberá uma senha alterável. Em seguida, leia o código QR e basicamente use-o para autenticação. Tudo o que resta é concordar com a política de privacidade e algumas perguntas frequentes. Depois disso, você terá acesso às extensões da sua carteira digital. Lembre-se de que isso não substitui os arquivos herdados.

Leia também: Veja aplicativos para assistir aos jogos da Copa ao vivo

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓