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Veja detalhes sobre o Auxílio-acidente do INSS

O benefício acidentário do INSS inclui benefícios indenizatórios. Nesse sentido, é pago pela associação aos trabalhadores cujos acidentes tenham consequências permanentes. Como resultado, sua capacidade natural de se envolver em atividades profissionais é diminuída.


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Geralmente, a condição do trabalhador é avaliada especificamente por meio do procedimento de certificação médica da Administração Nacional do Seguro Social. Mais importante ainda, como benefício compensatório, só está disponível se os cidadãos puderem continuar trabalhando. Este artigo detalha as regras e quem é elegível para os seguintes benefícios:

Quais são as regras do Auxílio-acidente?

Em primeiro lugar, a principal característica do resgate de acidentes está relacionada às sequelas permanentes dos profissionais. Ou seja, a pessoa está apta para o cargo, mas ficou fragilizada pela pandemia. Portanto, para continuar sua carreira, você terá que se adaptar a novos padrões.

Durante esse processo, o INSS emitirá benefícios acidentários como forma de ajudar na adaptação. Isso significa que o dinheiro pode ser usado para pagar cuidados médicos, moradia, acessibilidade e até mesmo aconselhamento. No entanto, os cidadãos devem respeitar as seguintes regras de resgate de acidentes:

  • Possuir qualidade de segurado na época do acidente, ou seja, estar contribuindo com a Previdência Social no período da ocorrência;
  • Estar na categoria de empregado urbano ou rural em empresas, empregado doméstico ou trabalhador avulso em empresa;
  • Ser um segurado especial, como é o caso dos trabalhadores rurais que atuam de forma individual ou em regime de economia familiar.

A legislação previdenciária também prevê que os trabalhadores domésticos só estejam protegidos em caso de acidente após 1º de junho de 2015. No entanto, não há necessidade de cumprir a carência mínima da instituição. Além disso, contribuintes individuais e contribuintes eletivos não têm direito a benefícios. Ou seja, não são considerados aqueles que exercem atividades remuneradas e assumem o risco do próprio trabalho.

Especificamente, isso inclui os microempreendedores autônomos e individuais. Para os contribuintes eletivos, o INSS os define como pessoas que contribuem, mas não exercem trabalho remunerado. No entanto, ele quer se inscrever para o Seguro Social e pagar os benefícios todos os meses.

Como solicitar o benefício?

Primeiramente, foi feito um pedido de auxílio-acidente por meio dos canais oficiais do Meu INSS. Isso significa usar sites ou aplicativos para Android e iOS. Nesse caso, o segurado deve fazer o login na plataforma utilizando as informações vinculadas ao portal Gov.br. Os cidadãos devem então reemitir um novo pedido de assistência para um evento específico para que possam dar seguimento a esse pedido da mesma forma.

Durante o processo de colocação, você será obrigado a passar por um exame médico e apresentar-se à sua unidade de segurança social escolhida. No entanto, o INSS oferece atendimento remoto para que o cidadão não comprometa sua integridade durante o processo de avaliação de benefícios. Nesses casos, um hospital ou exame médico hospitalar pode ser solicitado, desde que haja registros adequados.

No entanto, no caso de visualização de informações, etc., pode ser necessária a presença do requerente. Os cidadãos que tenham dificuldade em aceder aos canais digitais ou não tenham acesso à internet podem ligar para o número de segurança social 135.

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Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Especialista em crédito. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

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